Olá, habitantes da Via Láctea!
HOJE É TERÇA GEEK!!!
Hoje tem um tema muito
interessante. E o primeiro comentário é: ASIÁTICOS...
hahahahahahahaha
Agora, chineses não precisam mais dar voltas em busca de uma vaga. É possível deixar o veículo em um elevador onde será levado automaticamente a um lugar livre. O estacionamento robotizado visa facilitar a vida em uma cidade com pouco espaço. Esse estacionamento fica no bairro de Sihui, no lado leste da capital, e é o primeiro de Pequim construído estrategicamente perto da estação de metrô local para que os motoristas
combinem o uso do transporte particular com o público.
Enquanto na parte de baixo
do estacionamento os motoristas deixam os veículos em plataformas para que de
lá sejam encaminhados a algum lugar, nos andares superiores há um sistema
mecânico que movimenta os carros até a vaga. Por meio de plataformas de
deslocamento vertical e horizontal com potência para suportar toneladas como se
fossem uma pluma, os veículos viajam pelo interior de um estacionamento sem
calçada nem paredes, e que é tão somente uma estrutura metálica com aspecto de
andaime no qual se acaba encontrando lugar para deixar o carro.
A Yeefung fabricou
estacionamentos automatizados suficientes para alojar 220 mil veículos em toda
a China e também vendeu a tecnologia (originalmente italiana, mas que a empresa
conseguiu baratear) a países como Irã, Rússia, Turquia, Índia e Tailândia,
entre outros. Oferecer estacionamentos confortáveis, baratos e de uso rápido
pode ser de grande ajuda para resolver os graves engarrafamentos de cidades
chinesas como Pequim, que segundo a
estatística feita periodicamente pela empresa de sistemas GPS TomTom é a 14ª cidade do mundo onde se perde mais tempo dirigindo.
estatística feita periodicamente pela empresa de sistemas GPS TomTom é a 14ª cidade do mundo onde se perde mais tempo dirigindo.
Segundo a lista da empresa
holandesa, andar de carro em Pequim consome 38% mais tempo do que deveria, uma
porcentagem que pode subir para 60% ou 70% nos horários de pico. A capital não
é a pior cidade chinesa nesse sentido, pois existe Chengdu (com 41% de tempo
perdido em engarrafamentos), e está longe da Cidade do México, a pior cidade no
ranking (59%).
O tempo e a simplicidade
para estacionar são dois dos atrativos desta nova infraestrutura - nova para a
China, embora no Japão este tipo de estacionamento já seja popular -, mas para
os pragmáticos motoristas chineses outra vantagem é o preço. "Com dois iuanes
(R$ 1) é possível estacionar aqui o dia inteiro, enquanto no centro da cidade
são cobrados cerca de 20 iuanes (R$ 10)", comenta Liu Yann (uma das
diretoras da Yeefung), encarregado de supervisionar o projeto e os trâmites da
instalação no estacionamento de Sihui.
De acordo com o chefe do
departamento de trânsito local, Song Zhong, o estacionamento robotizado tem duas
vantagens: "A primeira é a
simplicidade, pois apenas usando o cartão de metrô ou de ônibus já é possível
deixar o automóvel, e a segunda é a rapidez, porque entrar e sair desse jeito
requer muito menos tempo do que o normal". Responsável pela administração
do trânsito em Sihui, Song destaca que Pequim está construindo muitos destes
estacionamentos ao lado de estações de metrô e ônibus para reduzir o número de
veículos particulares no centro da cidade.
E quando essa tecnologia vai chegar no Brasil?
Também estou me
perguntando a mesma coisa! Rsrs
Até mais e obrigado pelos peixes!
Beijo beijo, tchau tchau!
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